Twitter, blog, orkut, facebook...

Toda vez que leio essas palavrinhas acima em alguma revista ou em algum artigo, involuntariamente fecho a cara.

Não raro me deparo com matérias entediantes e ingênuas, que apresentam apenas uma visão distante do que sejam estes recursos da web. Creio que falar sobre isso seja complexo, pois eu vejo cada uma dessas redes da forma como eu as utilizo. Paradoxalmente, é muito reducionista dar uma visão geral. Assim, se um cara diz que o twitter é frequentado por pessoas de 30 a 39 anos, ele não faz jus aos milhares de adolescentes e jovens que já ingressaram no ramo.

Além de parecerem manuais e quase nunca acrescentarem alguma novidade para quem se interessa pelas redes, as matérias são como receitas de bolo: com estatísticas e o passo-a-passo de como fazer uma coisa que a gente já nasce sabendo.

Mas não são as matérias descritivas que fazem revirar o estômago. No jornalismo, é bem verdade que temos a mania, e a obrigação, de encontrar personagens para as histórias. E quando se trata de uma reportagem isso não é diferente.

Na revista continuun do Itaú Cultural, de julho e agosto, na primeira reportagem sobre blogs, conhecemos a história de 3 personagens. Os dois primeiros são exemplos de sucesso e de pessoas que se tornaram influentes e conseguiram tornar isso frutífero para a sua vida inteira apenas postando no seu blog.

Quando leio isso, penso: "Ei, esse é o meu sonho e de mais quantos?". A dica para tornar o sonho realidade é sempre a mesma: estar antenado. Acontece que não se fica "antenado" da noite pro dia. Há pessoas que passam horas na internet, fazendo 10 coisas ao mesmo tempo. Elas descobrirão coisas fantásticas, elas perderão muito tempo.

Ser "antenado" significa estar online em tempo integral. Aparecer, ser visto, dar o que falar, conquistar números, seguidores... Resta saber se vale à pena.
*Por Secoelho

6 comentários por segundo:

Carolina disse...

Engraçado que esse texto ta postado desde quarta [hj é sábado] e agora que recebe o primeiro comentário. Ou seja, o furico não tem carisma suficiente pra dar certo! Crianças, parem de brincar e vão fazer algo que realmente seja útil e dê dinheiro, ok? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Seane Melo, Secoelho disse...

Mas uma prova de como é frustrante não ser super famoso, tipo a Mari Moon. Talvez os integrantes do furico.Online devessem avaliar a possibilidade de pintar o cabelo de alguma cor berrante!

Carolina disse...

Será que eu fico bem de roxo?

Anônimo disse...

Ei! sou fã de vcs!!!

O Furico ainda vai ser super famoso, anota isso!

bjoss

pUllyana

PS: carol de roxo?hummmm...pq não?hehehhe

mila disse...

de quem esse txt mesmo?

Carolina disse...

Seane, que nunca lembra de assinar ¬¬