gente é pra brilhar


Quase 23h. A banda do Beto agradece e começa a desmontar a aparelhagem de som. Enquanto isso as dançarinas da próxima atração perambulam pelo arraial distribuindo simpatia a pessoas que agradeciam em várias línguas. Suas saias rodadas com fitas coloridas arrastavam pelo chão. Os músicos afinavam os instrumentos no palco.
.
23h. As pessoas começam a se aglomerar na frente do palco. Vai começar mais uma atração da noite.
.
Nos braços de um dos seguranças, chega a rainha do espetáculo. Baixinha, 85 anos, cabelos bem branquinhos. Ela senta em seu trono vermelho armado minutos antes, veste sua roupa de rainha e testa do microfone. “Crianças, eu quero ver vocês dançando bem bonito hoje pra alegrar o pessoal”. Dona Teté mais que incentiva: ela mostra aos dançarinos que gente é pra brilhar.
.
O toque das caixas começa e como se estivessem encantados pelo som, os dançarinos caem no remelexo. Com sorrisos largos eles soltam o corpo ora rodopiando, ora dançando colado numa sensualidade infinita. Vai dizer a ela que é sem-vergonhice, vai! “Quem não pode não emprenha”, é o que ela certamente vai responder.
.
Quase meia noite. Os dançarinos derretem na noite quente de São Luís. As luzes coloridas do palco refletem nas lantejoulas e no suor dos brincantes.
.
No balanço do Chapéu de Lenha, a platéia é convidada a entrar na brincadeira. Assim termina o espetáculo: todos dançando o cacuriá observados pela rainha que sorri dizendo: “vamos dançar cacuriá, crianças. Dançando bonito, gente, é assim que eu gosto”.

*Por Carulhina

7 comentários por segundo:

Magda Paiva disse...

Faltou o sonoro "Xeeente!".

Chris Limão disse...

Depois de uma quase lavagem cerebral da Band e Parintins, é bom vr um pouco de cultura maranhense de novo!
O texto tá lindo, agora foi tu q tirou essa foto?
Perfeita!!!

Ps.: Não mais perfeita que uma foto da sandy numa camera de 2.0mp...

Carolina disse...

Gente, essa foto não é minha =(
Fiquei bolada por não ter levado a câmera pq tava tudo tãããão lindo e eu tava tãããão perto do palco

Anônimo disse...

E na hora do "ô lelê chapeu de lenha, quem não pode não emprenha" tu subiu no palco p dançar tbm??? uahauhauahuh

Seane Melo, Secoelho disse...

rapaz, tô sabendo que Carol colou no cangote do primeiro negão suado que ela encontrou! Levantou a saia e cantou: "cana pra assar! Assa cana!Cana pra assar, assa cana!"

Em breve, mais um texto de São João do Furico.

Carolina disse...

ui!

Mila disse...

aaaaaaahh, por isso q vi uma toca lá no palco do arraial... hummm