Na última quarta-feira, 22, eu estava a caminho da UFMA. Ao passar no Aterro do Bacanga, percebi que havia alguns carros e caminhões estacionados naquele local: um circo chegara na cidade; ele não é novo, apenas não vinha a São Luís há um bom tempo.
Pois é, assim como o circo se estabelecera na “Ilha Rebelde”, o Circo voltara a atuar no nosso estado. Muitos pensavam que eles não voltariam, mas como uma fênix, ressurgiram mais uma vez.
A guerreira voltou. Não tão forte (ou bonita) como quando assumira o governo pela primeira vez, em 1994. Mas voltou com desejo de fazer, assim como dissera naquela época, “o melhor para o povo”.
A Justiça afirma que cumpriu justiça ao cassar o mandato do ex-governador Jackson Lago e dar a vaga à senadora Roseana Sarney Murad. Não quero dizer que cassar o mandato de alguém que burla as leis eleitorais é errado. Mas em um país chamado Brasil, a compra de voto não é algo tão distante e difícil de se ver. Desde o início da “República” isto vem acontecendo.
Como todo “interiorano”, cresci vendo o despejamento de dinheiro nos lugares que morei. Às vezes, eram cinco, dez reais, ou simplesmente a passagem do eleitor, a dentadura de outrem e assim vai. Agora, a maior justificativa do grupo Sarney é a mais usada pelo mesmo em 40 anos de governo no Maranhão. A Justiça age tal como o mestre Jesus falou: “Coais um mosquito e engolis um camelo!”.
E o grupo voltou fortalecido graças à falta de maturidade e senso de Lago nesses dois anos de mandato. Os maiores cargos foram dados a quem se dedicou à volta da guerreira. O cunhado Ricardo Murad, aquele que dizia ser inimigo da guerreira, é o novo secretário de Saúde. Para a Secretaria de Trabalho, o ex-adversário José Antonio Heluy (PT). E para finalizar com chave de ouro, o representante do Maranhão em Brasília é Chiquinho Escórcio. Não sabe quem é ele? Vou refrescar tua memória: ex-assessor de Renan Calheiros (PMDB-AL) e acusado de araponga, em 2007, ao tentar espionar os senadores Marconni Perillo (PSDB-GO) e Demóstenes Torres (DEM-GO).
A lista continua: Tadeu Palácio é o novo secretário de Turismo. Isto mesmo, o ex-prefeito e ex-amigo de Jackson agora é secretário de Roseana. Quem diria que o jovem médico, que surgiu na política graças a Jackson e dizia querer libertar o Maranhão do grupo Sarney, mudaria de lado.
O golpe de misericórdia foi a escolha da nova Secretária de assuntos da Mulher: Paulinha Lobão, que o próprio nome já diz tudo tudo, vai comandar “algo mais” no governo. A apresentadora de um programa riquíssimo em cultura é nora do ministro de Minas e Energia, Édson Lobão e mulher do senador Edinho Lobão (PMDB), donos do Sistema Difusora. Só assim o governo terá apoio dos dois maiores grupos de comunicação do Estado.
A guerreira voltou. E parece que, assim como canta o rei Roberto Carlos, é pra ficar: “Eu voltei, agora pra ficar, pois aqui, aqui é meu lugar!”
*Por Eduardo [Rimador] Oliveira
7 comentários por segundo:
Ainda é capaz da Paulinha Lobão arranjar um emprego praquele DJ do programa dela!!
O DJ não é ricardo?
hauahauaahauahauahaua
Sim, uoreva, Eduardo, meu parabéns mais uma vez pois se não é você pra falar sobre esta questão extremamente relevante para o nosso Estado, acredito que o qualquer discussão neste sentido não entraria no furico. O que seria um absurdo, visto que defendemos que muito mais coisas ainda podem entrar aqui!
Quando penso em Jackson e Roseana, enfim, no Maranhão, eu gostaria de ter um super-megafone que chegasse no ouvido de cada brasileiro. E a única coisa dita seria: "Essa cassação não é justiça"!
Adorei o seu texto Edu!
Principalmente a parte do "algo mais"!!
Hehehehehe
Bjoss
"Pullyana"
Mila Morais:
Eu jurava de pés juntos e dedinhos cruzados que esse texto era de Paola...
Gostando de ver o furico com produção em larga escala, mas uma pouco e eu coloco o blog no meu currículo!
Não dá essa idéia pra Paola pq senão ela coloca mesmo!! Ela tem um curriculo de 15 pgs (frente e costa) ushahsuahuhaushahsuah
Postar um comentário