as cores da cidade em movimento

Há aproximadamente 4 anos, comecei a perceber o fascínio que as cores provocavam em mim. Anúncios, catálogos de roupas, revistas, estes eram os veículos pelos quais podia simplesmente apreciá-las, mesmo inconscientemente.

Acontece que as cores são tão comuns e tão facilmente absorvidas que a maioria das pessoas nem valoriza o potencial pedagógico delas. Ora, caros, não é à toa que cada Terminal de Integração tem uma cor, e consequentemente, que os ônibus também tem um identificação visual própria para os seus percursos. A importância disso talvez esteja implícita na estatística em que o Maranhão ocupa uma das mais altas posições: o analfabetismo. Assim, saber que o ônibus, por ser verde, uma hora ou outra, vai parar ou pelo menos passar no terminal da Cohab, é uma mão na roda para quem o letreiro luminoso não passa de um desenho engraçado (e que se mexe).

Mas a questão aqui não é exatamente a função social das cores nos ônibus, mas as significações que elas assumem... Perguntei para Carulhina: “O que o ônibus vermelho representa pra ti?”. A resposta não demorou um segundo. “Terminal da Cohama”, disse. Essa era a mesma resposta que eu escutava para a mesma pergunta, mas confesso que não me dei por satisfeita.

Porém, já era um começo:

Ônibus vermelho, Terminal da Cohama... “Vazio”, completou Carulhina. E o que mais? "Menos sujo, pessoas mais arrumadas e cadeiras com o estofado inteiro".

Ônibus Amarelo, esse é do balacubaco. É a cor do Tropical São Francisco, do Uema Ipase, ou seja, velocidade, emoção, desespero, motoristas loucos. E esses ônibus vão para a integração do São Cristóvão. Ah, essa era fácil! Amarelo significa o que? Energia, o que também serve para velocidade e que também serve para confusão. A cor também significa atenção, o que serve para os perigos: motoristas loucos, ônibus em péssimo estado (que comumente ficam no prego) e pessoas desvairadas. E para completar com chave de ouro, integração do São Cristóvão significa o que, Carol? “Ambulantes”, afirma com segurança.

Ônibus verde representa a integração da Cohab e do Cohatrac, porém, é quase impossível fazer uma associação das cores desses ônibus e a famosa tranqüilidade que as ondas da cor verde transmitem para o nosso olho. O terminal da Cohab está sempre lotado e parece ocupar o meio-termo entre a Cohama e o São Cristóvão, nem tão bom, nem tão ruim. Mas o sentimento de quem frenquenta o local, a meu ver, é a esperança. A esperança de pegar pelo menos o segundo ônibus, já que a fila está muito lotada.

Os ônibus azuis, pelo menos no meu campo de visão, são os menos freqüentes. E não tem nada a ver com aquelas idéias de azul como frio ou tranqüilo. Os ônibus que vão para aquela integração que nem sequer sei o nome, como o clássico Quebra Pote, representam distância. Assim, como o céu.

A primeira integração, a matriarca de todas, Integração da Praia Grande, bem, esta é moleza. Junte várias cores e o que você tem é a aquarela dos meios de transporte público do Maranhão.


*Por Secoelho

6 comentários por segundo:

Carolina disse...

Ai meu Deus!!! eis que eu sou consultora busológica! hsauhahsuahsuha
Putz adorei o texto!
Leu o Luciano Guimarães, hein?!
Azambuja mudou tua vida,néam?!

Chris Limão disse...

Gemt... Seane, em algum meio de comunicação estão te perdendo!!!
Adoreeiiiii
Mas tu esqueceu uma coisa: os ônibus brancos pow....
A cor da paz roda pelos bairros Coroadinho, Vila Conceição, Barreto... bom... que paz heim!?

Parabens!!!

Andrezza Dss disse...

Adooorei seeco.. sou tua fã!

Seane Melo, Secoelho disse...

OOO, gente! Vocês me honram muito com estes comentários. Confesso que estava um pouco insegura com relação ao enquadramento do meu texto e o (des)alinhamento editorial do Furico.On.

Clis, adorei a idéia dos ônibus brancos e acho que tem tudo a ver, pow. Eles não poderiam botar ônibus vermelho em bairros já violentos...

Camila Chaves disse...

huahuahuahuahuahuahuahua gente, gente, gente! muito bom, seane. como sempre muito bom! simplesmente adorei a descrição dada totalmente condizente com as características dos ônibus amarelos: velocidade, emoção, DESESPERO!

desespero principalmente quando se desce ali nas cajazeiras e se sabe que é fato que vamos descolar do banco e por bem pouco não atingir o teto. huaauhahauhauauhauhua ai. ai.

=)~

Anônimo disse...

Adorei Seane!!!

pUllyana pEssoa